O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a sanção do chamado ‘Pacote Antifeminicídio’, originada do projeto de lei 4.266/2023 da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). O aumento da pena para até 40 anos de prisão pelo crime de feminicídio, o que representa a maior punição prevista na legislação penal, em mesmo nível dos crimes hediondos é uma das novidades.
De acordo com a senadora, a nova legislação estabelece que a pena mínima será de 20 anos e a máxima de 40 anos de reclusão. Em casos de agressão física, a pena pode chegar a até 5 anos. A mudança de regime só será admitida após a execução de 55% da sentença. O agressor também perderá a autoridade parental sobre os filhos, ficará impedido de assumir cargos públicos e perderá o direito a visitas íntimas enquanto estiver em reclusão.
Também foram feitas alterações em relação aos casos que precedem o feminicídio. Para casos de lesão corporal, que anteriormente variavam de 3 a 6 meses, em que o acusado não fosse para a cadeia, agora passa a ser de 2 a 5 anos, o que permite a possibilidade de prisão e responsabilização do agressor por esse crime. Além disso, ainda é estabelecido que casos tidos como hediondos ou agressão terão prioridade em sua tramitação em todas as esferas do Judiciário.
De acordo com parlamentar autora do projeto, o aumento das penas pode fazer com que os casos de violência doméstica diminuam e não se transformem em assassinato.
Três pessoas foram indiciadas e devem responder pelos crimes de organização criminosa armada, homicídio qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual qualificada.
A 1ª sessão do ano ocorreu em 17 de fevereiro, quando os parlamentares aprovaram a concessão de verba indenizatória de 60% do salário mensal e reajuste superior a 75% no valor das diárias.
A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou nesta quarta-feira (2), em Cáceres, a Operação Falso Fidalgo, com o objetivo de combater a prática dos crimes de descaminho, contrabando e sonegação fiscal. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, direcionados às residências dos investigados e estabelecimentos comerciais. Além disso, foi autorizado o...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.